sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Um pouco do que me trouxe até aqui

Esse post demorou pra sair pois a inspiração pra escrever não estava lá essas coisas...
Resolvi iniciar um post sobre dietas.Mas no meio do caminho percebi que só estava falando sobre as "burradas" que eu já fiz. Deixei que as palavras fluíssem e o resultado foi mais ou menos um post sobre o que NÃO fazer!
Chega do Efeito Sanfona!
***
Lá no túnel do tempo, pensando na minha primeira dieta, me lembro de ter 15 anos, estar no 1º ano do ensino médio e minha mãe ter me levado numa endocrinologista. Eu nem me lembro quantos quilos eu tinha na época, mas eu já me achava mais cheinha. Não era nada demais (nem perto do que eu vivo hoje), mas me incomodava muito. A médica me pediu uma série de exames, viu que do ponto de vista metabólico estava tudo ok (como sempre esteve) e me enfiou uma dieta de 1200Kcal, com cardápio pré determinado. Minha mãe entrou na onda também e eu perdi peso rápido (tipo uns 2 meses), sem fazer atividade física nenhuma, só com a dietinha.
Mantive o peso ao longo do ensino médio e tinha voltado a fazer dança (jazz). Depois, com a pressão do vestibular engordei horrores! Entrei na faculdade bem gordinha! Não comprava roupa, não vestia uma roupa de banho mas nem se a vaca falasse e vivia me escondendo. Resolvi recorrer aos remédios para emagrecer....
Foi no início de junho/ julho/2004 (férias da faculdade) e eu tomava um MEGA COQUETEL de drogas pesadíssimas. Olha se um médico que passa esse COMBO pra uma adolescente de 18 anos não era pra estar na cadeia:



Triac: simulador do hormônio da tireóide. Acelera o metabolismo a 1000, mas é um perigo, pois pode levar ao hipotireodismo.
Anfepramona: é anfetamina mesmo! Meus batimentos cardíacos iam a 200 fácil! Eu ficava pilhada! Tinha dificuldades para dormir e me concentrar! Ah! e claro, inibia o apetite!
Femproporex: Outra anfetamina! Também atua no sistema nervoso central e tira completamente o apetite. Eu me lembro de sentir nojo de comida e de doces.
Senne: laxante irritativo intestinal. Caraca, dava uma diarréia das bravas! Se não corresse... bom já sabem né?
Diazepam: diminui a ansiedade. Causa dependência
Furosemida: diurético potente. Pode causar sérios problemas no equilíbrio eletrolítico (quantidade de íons presente no corpo)
E tinha ainda uma porrada de nomes lá na embalagem que eu tomava, que eu nem me lembro mais.

Resultado: perdi quase 15 quilos em dois meses. Foi absurdo! Lembro de mudar o numero das roupas de 42 para 36.
E quando eu perguntei a esse Dr. Droga, como deveria ser a minha manutenção, sabe o que ele me respondeu? Ah, faz assim, quando você sentir fome você toma um comprimido de anfepramona. O cara queria me viciar né, olha o perigo.
Eu não segui essa manutenção maluca e o resultado, super previsível: em 3 anos eu tinha engordado tudo de novo!!
Aí chegou minha formatura e eu precisava entrar em um vestido a qualquer custo. Entrei na academia, que eu frequentava religiosamente 5x/ semana, mas como precisava do resultado rápido, voltei a tomar o Femproporex. Eu me lembro até da minha fala na época: Ah! eu emagreço rápido e depois eu me viro pra manter! Doce ilusão...

Dessa vez o estrago foi monstruoso. Passei dos 55Kg da minha formatura para os 78Kg em dois anos (+23Kg). Claro que eu tive diversos contratempos que deram aquele empurrãozinho para isso acontecer: Mudei de cidade, de estado, de emprego. Fiquei longe da família, dos amigos. Não me adaptava à Brasília de jeito nenhum, tinha uma rotina bastante estressante e não fazia nenhuma atividade física.
Como eu vivia sozinha, sentia a liberdade de poder comer o que quisesse, afinal já estava sofrendo com tanta coisa, nem comer eu podia (que injustiça né!)! Comia, comia, comia...

Fui para uma nutricionista e consegui perder 6 quilos, depois larguei e recuperei o peso.
Usei Herbalife e perdi 1Kg em 1 mês tomando aquele shake horroroso.
Remédio? Não! Não dessa vez!
Entrei nos vigilantes do peso, perdi outros 6 quilos, mas depois estacionei e engordei 3 quilos. Não aguentava mais ficar contando pontos em tudo o que eu comia.
Aprendi bastante com o VP, passei a monitorar minha alimentação, entretanto a dieta era muito permissiva e eu acabava descontrolada nos alimentos perigosos...
Comecei o blog e achei que estava no caminho certo: outro nutricionista, personal... Outros 6kg a menos e larguei de novo....

Posso ter perdido a batalha, mas não a guerra e por isso continuo na luta!

4 comentários:

  1. Oi, Flor!

    Acho muito importante esse post, onde se remexe nas feridas lá do passado e passa a entender como chegou até aqui. Hoje, sei que não se emagrece só o corpo, primeiro vem a cabeça, nossas emoções, nossos sentimentos.
    Obrigada pela visita, passei a seguir teu blog tb, espero que possamos nos ajudar nessa caminhada contra o excesso de peso.
    Força!!!

    ResponderExcluir
  2. Carol, que post mais inspirador!
    Realmente acho que cuidar da cabeça E do corpo faz todo diferença!!
    achei legal tb que vc está fazendo exercício com personal, fica mais focada, neh?
    Outra coisa, nos outros dias da semana vc faz algum outro exercício?

    BJ e saudades enormes

    ResponderExcluir
  3. Que orgulho de você! Vejo que o principal nessa história toda é você estar buscando o seu equilíbrio. Beijos e parabéns pela Vida e pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. pooooooxxa.... mas o cara te entupiu de remedio, literalmente, meu Deus... meu deus... sabia uqe havia medicos que davam muito remedio pra pacientes como no teu caso era, mas não sabia que era tanto... tá loko...

    ResponderExcluir