domingo, 7 de outubro de 2012

Quando a fome não é fome

Hoje o assunto é FOME EMOCIONAL!
Acho que é um dos maiores obstáculos para quem quer perder peso. No meu caso, pelo menos, é minha maior dificuldade.




Estima-se que cerca de 30% dos Obesos sofrem com problemas de compulsão alimentar, que está intimamente relacionada à Fome Emocional.

Mas o que diabos é Fome Emocional e como saber se eu tenho isso??
Todo mundo tem fome emocional! Que atire a primeira pedra aquela que nunca comeu um chocolatezinho num dia que se sentia mais triste ou solitária.

Mas vamos às definições:
Fome emocional é um distúrbio alimentar caracterizado pela ingestão de alimentos em situações de ansiedade, estresse, depressão ou euforia que não estão acompanhados de sinais de 'fome física' (estômago roncando,  dor de cabeça e em casos mais extremos tonturas e desmaios). A fome emocional ou psicológica está mais relacionada ao desejo e não a necessidade fisiológica de comer. 
Se você sente fome muito pouco tempo depois de se alimentar ou sente um desejo incontrolável de comer determinado alimento várias vezes por dia ou ainda come de forma automática, sem perceber a quantidade e o nível de saciedade, provavelmente você não sente Fome e sim Vontade de Comer!

Identificar e diferenciar a fome física da fome emocional é um dos primeiros passos rumo ao emagrecimento saudável e definitivo.




Como eu disse em um post anterior, comer e coçar é só começar. Quando você percebe, já comeu 3 pedaços de pizza, 2 copos cheios de refrigerante, 1 pedaço de bolo com sorvete e ainda fica beliscando aquelas lasquinhas de chocolate que sobraram no prato ou ao redor do bolo.... e se duvidar quando chegar em casa é capaz de comer 1 ou 2 quadradinhos de chocolate que estavam dando sopa em cima da mesa antes de dormir. É ou não é?? 
É claro que você não comeu tudo isso porque estava com fome (a não ser que não tenha comido um dia inteiro pelo menos), comeu por ansiedade, por desejo, por já estar pago, pra não jogar fora, por já ter enfiado o pé na jaca mesmo, por ser seu aniversário e você merecer muito........ Motivos eu poderia escrever aqui até a semana que vem, porque existem muitos. 


Aqui vão algumas dicas que podem ajudar a reduzir a compulsão, os desejos incontroláveis e a fome emocional. Estou tentando aplicá-las no meu dia-a-dia. 

Dicas:

  • Identificar os sinais de saciedade e parar de comer imediatamente (independente de quanta comida sobrar no seu prato) Eu sei, no início é quase impossível fazer isso, desperdiçar comida é quase que um Sacrilégio para as pessoas. Mas assim que você se habituar a perceber que está satisfeito, vai começar a por menos comida no prato e desperdiçar menos.
  • Perceber o que te leva a comer sem fome. É tristeza, é solidão, é êxtase, é para sentir mais conforto? Eu procuro fazer um diário alimentar e tentar descrever o que estava sentindo quando comi. Por diversas vezes cheguei ao final do dia assustada com a quantidade de coisas que tinha comido e percebia que na maioria das vezes, comia sem perceber o que estava fazendo. Apenas pelo prazer e conforto que isso me trazia.
  • Encontrar outras atividades que dão prazer em substituição à comida. Artesanato, ouvir música, mexer no computador, passear no shopping, assistir um filme, caminhar com o cachorro, namorar, ler um bom livro.... faça uma lista e toda vez que pensar em abrir os armários ou a geladeira recorra a uma dessas atividades. (Grude a lista nos locais onde você geralmente procura por comida)
  • Não deixe as guloseimas em locais de fácil acesso. Na hora da fissura procure ter "beliscos" saudáveis para que o prejuízo seja o menor possível! Se você for como eu, que tem um namorado magro de ruim, e que pode e quer comer de tudo (chega a dar raiva!), peça a colaboração dele pra que não te ofereça ou não coma as tentações na sua frente, ou ainda que ele mesmo guarde as guloseimas em locais que não fiquem a vista.  
  • Faça uma lista das suas razões pessoais para querer emagrecer. Coisas simples como: melhorar minha auto-estima, vestir roupas com número menor, poder usar biquíni sem me envergonhar ou sair mais bonita nas fotos...Faça um cartãozinho com todas as razões e deixe na sua carteira, bolsa, calça jeans, plano de fundo do computador/ celular, enfim, quando sentir aquela vontade imensa de cair em tentação, leia as suas razões e lembre-se como é importante superar os desejos e manter seu emagrecimento.
  • Beba ÁGUA! Lembrando do post anterior, a água é um excelente aliado a trazer sensação de saciedade, manter o corpo em equilíbrio e pronto para continuar emagrecendo!

  • Caso você perceba que não está conseguindo fazer isso tudo sozinha - Procure ajuda! Psicólogos, psiquiatras ou grupos de apoio te darão o suporte e as ferramentas necessárias para controlar a fome emocional/ compulsão.



                                            
                                             

***                                       

Eu ainda estou engatinhando nessa empreitada, mas sei que pelo menos consigo reconhecer minhas limitações e hoje parei de me culpar tanto por não conseguir seguir adiante. Um passo de cada vez, uma ação por dia ou por semana valem mais do que mil lamentações e nenhuma saída.
Vamos que vamos!!
Até a semana que vem! =)



4 comentários:

  1. adorando os posts Cá! Super informativos!
    Vc pensa em postar tb a sua caminhada? Tipo dados seus, fotos, algo assim?
    BJS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanvis!!
      Que bom que vc está gostando viu =)
      Eu quero colocar um progresso meu sim. Ta dentro do planejado!
      Bjoo!!

      Excluir
  2. Oi Cá! é muito bom ter companhia nessa estrada, ne´? Estou acompanhando de pertinho seu blog.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Dri! Companhia e incentivo são de muuuita ajuda pra nossa caminhada! que bom te ver por aqui! =)

      Excluir